Professor Carlos Schaefer receberá a medalha P.H. Rolfs do Mérito em Pesquisa – 2019

(16/08/2019)

O professor Carlos Ernesto G. R. Schaefer, orientador do PPGSNP-UFV, será agraciado no final do mês de agosto com a Medalha Peter Henry Rolfs do Mérito em Pesquisa da UFV – Edição 2019.

A trajetória acadêmico-científica do professor Carlos Schaefer – toda construída na UFV – o qualifica como merecedor de tal distinção e faz juz a todo o seu esforço e dedicação ao longo desses anos. Tal trajetória tornaram o professor Carlos Schaefer um dos mais valorosos profissionais da pesquisa brasileira e internacional na área de solos, em estreita consonância com a formação de recursos humanos, em especial na pós-graduação.

O professor Carlos Schaefer é Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do CNPq, tendo graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1987), MSc em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e PhD em Soil Science pela University of Reading, Inglaterra (1994). Já como professor do Departamento de Solos da UFV desde 1994, realizou estágios de Pós-Doutoramento em Mineralogia, Química e Ecologia de Solos Tropicais, bem como em Solos de Ambientes Antárticos, nas Universidades de Londres, Western Australia e Cambridge, em 1995, 2000 e 2012, respectivamente. Atualmente é membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Agrárias (CAG) da Fapemig.

Desde 2015 o professor Carlos Schaefer é Professor Titular da UFV, tendo ministrado continuamente cursos de graduação e pós-graduação nos Departamento de Solos (Pedologia e Geomorfologia) e Biologia Vegetal (Fitogeografia e Ecologia da Paisagem). Nesses 25 anos como docente da UFV tornou-se liderança reconhecida internacionalmente na área de solos tropicais e de regiões polares, cuja produtividade científica vem se mantendo elevada e qualificada desde seu ingresso na Instituição. Já publicou 297 artigos e 43 capítulos de livros, possuindo índice H de 290 (base SCOPUS). Em 245 projetos registrados e concluídos na UFV, orientou ou coorientou 65 mestrandos e 77 doutorandos.

São temas frequentes nas pesquisas do professor Carlos Schaefer os solos brasileiros, da Antártica e da Alta Montanha; a geomorfologia e a micromorfologia de solos de diferentes origens; as relações solo-vegetação em diversas partes do globo; a ecologia e os solos das Ilhas Oceânicas Brasileiras; os solos da Amazônia, e a ecologia terrestre da Antártica. Em sua atuação também são temas frequentes aspectos diversos dos solos dos biomas Cerrado, Caatinga e, especialmente, a Mata Atlântica, região de abrangência da UFV.

Por esses motivos, o Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição da UFV expressa grande satisfação e orgulho pela concessão da Medalha P.H Rolfs de Mérito em Pesquisa – Edição 2019 ao professor Carlos Schaefer, retratado na imagem abaixo em foto recente em trabalhos de campo nos Andes.

IMG-20190815-WA0040