Professor do DPS apresenta palestra de abertura em evento sobre Plantio Direto

2/12/2023

O professor Genelício Crusoé Rocha apresentou a palestra “Aspectos Físicos e Químicos do Solo sob Sistema de Plantio Direto” no XII Ciclo de Palestras sobre Plantio Direto da Universidade Federal de Lavras. O professor Genelício proferiu a palestra de abertura do evento no dia 20 de novembro de 2023.

O Sistema Plantio Direto visa a produção de alimentos, fibras e energia em harmonia com a natureza baseando-se em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito à linha de semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo (plantas vivas ou palhadas) e a diversificação de plantas na rotação de cultivos.

Esse sistema de produção conservacionista, comparado a sistemas que utilizam o preparo do solo, proporciona a redução da erosão hídrica e eólica dos solos, da emissão de gases causadores do efeito estufa, bem como o uso de combustíveis fósseis e de agroquímicos, o aumento da infiltração e armazenamento da água no solo e a eficiência dos fertilizantes aplicados e a recuperação da matéria orgânica, da biodiversidade e da resiliência do solo, permitindo o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.