Professor do PPGSNP aprova projeto em chamada do CNPq/MCTI/FNDCT

27/10/2022

O professor Carlos Schaefer aprovou o projeto “Rede de Pesquisa Carbonatitos com Nióbio-Fosfato: geoquímica e mineralogia de perfis de alteração e aproveitamento agrícola” na Chamada Nº 23/2022 do CNPq/MCTI/FNDCT – InovaNióbio. Este projeto busca prospectar e produzir informações detalhadas e organizadas sobre as mineralizações nos perfis geoquímicos de alteração sobre carbonatitos com Nióbio e Fosfatos, no Brasil, caracterizando seu potencial de uso agrícola como fertilizante alternativo eficiente, em novos produtos com bom desempenho em laboratório. Além da dimensão de inovação no desenvolvimento de novos produtos na temática do Nióbio e Fosfatos, o projeto maximiza o uso potencial diferenciado por regiões dessas importantes reservas estratégicas, trazendo soluções para reduzir passivos da exploração mineral e aumentando o valor agregado no sistema de exploração desses carbonatitos de Nb e P. Ainda fazem parte da equipe os professores do PPGSNP Edson Mattiello e José João Lelis. O valor aprovado foi de R$ 998.000,00 para dois anos, com previsão de bolsas, equipamentos entre outros custos.

niobio