Professor do PPGSNP é o editor do livro The Soils of Brazil

23/04/2023

O professor do PPGSNP, Carlos Ernesto Schaefer, é o editor do livro The Soils of Brazil, lançado pela editora Springer e que faz parte da série World Soils Book. Este livro teve o desafio de ilustrar os solos de todos os biomas de um país de dimensão continental. Além de apresentar a primeira visão geossistêmica dos solos brasileiros, em todos os aspectos geológicos, geomorfológicos e ambientais, o livro também traz uma contribuição fundamental para a discussão de temas atuais da Pedologia, como os Antropossolos, Tecnossolos, Pedometria e técnicas avançadas de mapeamento digital de solos. Os solos do Brasil foram convenientemente estratificados em setores e tratados dentro dos diferentes biomas, sem descuidar de nenhuma área do território brasileiro.

O livro contou ainda com a colaboração de outros professores do Programa, em vários dos capítulos que compõem o livro. Participam os professores João Carlos Ker, Elpídio I. Fernandes Filho e Márcio R. Francelino, além dos professores do Departamento de Solos, Davi Feital Gjorup, Rafael da S. Teixeira e Bruno Nery Vasconcelos. Vários outros colaboradores são egressos do PPGSNP. Trata-se de um grande legado do prof. Carlos Schaefer e equipe e sua publicação é uma conquista significativa para o nosso Departamento e Programa e demonstra a dedicação de nosso corpo docente e discente.

Link par ao acesso:  https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-19949-3