Professor do PPGSNP participa de comissão de seleção de propostas de projetos para o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron – SIRIUS

04/06/2023

O Prof. Teogenes S Oliveira participou, entre os dias 1 e 2 de junho do Comitê de seleção de propostas do II Ciclo de chamada de submissões de propostas para as linhas de luz do LNLS-Sirius. O Professor atuou na seleção de projetos para as áreas de Ciências da Vida e Ciências da Terra e Meio Ambiente. O SIRIUS (https://lnls.cnpem.br/) é um equipamento de grande porte que usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada, luz síncrotron. Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

A sua aplicação contribui efetivamente para a elucidação de processos e fenômenos nos mais diversos campos do conhecimento associados à agricultura. Especialmente na Ciência do Solo possui potencial de aplicação a diversos temas como a física, química, gênese, fertilidade e microbiologia do solo, além da nutrição mineral de plantas. Ciclos de apresentação de propostas acontecem trimestralmente e o próximo acontecerá em setembro deste ano. Poucas propostas de estudo associadas à agricultura são apresentadas e há um especial interesse do SIRIUS no seu aumento. As equipes de cada linha estão disponíveis para discutir previamente as propostas/estudos a serem desenvolvidos e fazer recomendações prévias sobre as necessidades e adequabilidade da sua proposta.

Na foto abaixo os pesquisadores Hélio Tolentino do SIRIUS, e Teogenes S Oliveira, a direita, e Alexandre Rossi do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF e Wânia Duleba da Universidade de São Paulo – USP, a esquerda.  E logo após a sede do SIRUS.

siriuus1

sirius2