Professor do PPGSNP participa de Plano Nacional de Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono

25/04/2022

O Prof. Teogenes S Oliveira, do PPGSNP, foi reconduzido ao Grupo Gestor do Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado Plano ABC+, que tem a meta de reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030. O plano ABC+ é a segunda etapa do Plano que foi realizado entre 2010 e 2020. Essa nova versão, incrementou as metas a serem atingidas para a mitigação de gases de efeito estufa em relação ao plano anterior. Além de estimular a regularização ambiental e o cumprimento do Código Florestal, o plano promove o ordenamento territorial e a preservação da biodiversidade na propriedade, na região e nas bacias hidrográficas. Foram incluídas novas tecnologias como bio-insumos, sistemas irrigados e a terminação intensiva de bovinos que vão oferecer mais opções para o produtor aumentar sua resiliência, eficiência produtiva e ganhos econômicos, ambientais e sociais.

Irão representar a UFV no Plano ABC+/MG, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no período 2021-2030, além do Prof. Teogenes, o Prof. Laércio Jacovine, do Departamento de Floresta.

Maiores detalhes podem ser buscados no link: https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2021/10/plano-abc-tem-metas-para-reduzir-a-emissao-de-gases-de-efeito-estufa-na-agropecuaria