Professor do PPGSNP realiza viagem técnica com estudantes de pós graduação da UF Ceará na disciplina de Agroecologia

27/11/2023

O Prof. Teogenes S Oliveira do PPGSNP-UFV, realizou, no período de 22 a 25 de novembro, viagem técnica com estudantes do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UF Ceará.
Os estudantes tiveram oportunidade de reconhecer na prática muito dos conceitos ecológicos aplicados à produção agrícola em diferentes ambientes do estado, como os sistemas agrosilvopastoris da Embrapa Caprinos (Sobral), de produção orgânica por agricultores integrados a Nutrilite (produtora de vitamina C) em Ubajara-CE, a produção biodinâmica de hortifrutigrangeiros em Guaraciaba do Norte, além dos consórcios agroecológicos em Tauá. Em todas as situações foi possível discutir também a transferência de informações, a necessidade destas, a organização de agricultores e o comércio justo nestas situações. Dificuldades, vantagens da aplicação dos conceitos, o passado, o presente e o futuro dos sistemas de produção, em um cenário de mudanças climáticas, foram abordados integradamente com agricultores, pesquisadores e técnicos envolvidos.
A viagem também possibilitou discussões sobre a geologia, solos, clima e fitoecologia do estado do Ceará já que transitou-se pelos principais ambientes de estão do Ceará: Costa litorâneas, sertão e serras, o que permitiu inferir as interrelações existentes e a conexão com o uso do solo. Está viagem está anualmente prevista na disciplina de Agroecologia (AKP715) e é ministrada pelo docente desde 2008, estando devidamente autorizado pela UFV.