Professores do PPGSNP participam de Workshop de Cooperação Internacional na Alemanha

31/03/2023

Os docentes do PPGSNP Irene Cardoso e Raphael Fernandes participam nesta semana do 1º. International Research Workshop of the Consortium Germany, Brazil, Holland and Argentina, que está acontecendo no Max Weber Institute of Sociology, na Universidade de Heidelberg, Alemanha. O foco é a discussão do projeto “Old and new patterns of global wealth related to agrobiodiversity and ecosystem services”, uma proposta de cooperação internacional entre instituições dos quatro países envolvidos neste consórcio. Para o projeto de pesquisa estão sendo previstos recursos para financiar atividades de campo e laboratório, bem como de bolsas de estudos.

Do Brasil, além dos professores Irene e Raphael, participaram do evento o professor Felipe Simas (DPE-UFV) e a pesquisadora Fernanda Monteiro (DPS-UFV); Gabriel Fernandes, coordenador do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata; e os professores Claudenir Fávero (UFVJM), Gustavo Soldati (UFJF) e Aderval Costa Filho (UFMG). Por parte da Alemanha participaram as pesquisadoras da University of Heidelberg Elizangela Valarini, Maria Trombini e Júlia Mascarello (também vinculada à UFSCAR). Da Holanda participaram os professores Heitor Mancini Teixeira (Utrecht University) e Pablo Tittonell (Groningen University). Da Argentina participaram Lucas Figueroa (Universidad Nacional de San Martín) e Manuela Fernández (Instituto de Investigaciones Forestales y Agropecuarias Bariloche e Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA – Argentina).

alemanha