Professores do PPGSNP-UFV ministram cursos em Moçambique

Leo e Teo

Entre os dias 26 de setembro e 6 de outubro último, dois professores do PPGSNP-UFV estiveram em Moçambique para ministrar cursos sobre manejo e conservação de solo e água e sobre fertilidade do solo, para pesquisadores e técnicos do Instituto de Investigações Agrícolas de Moçambique (IIAM).

Os professores Teogenes Senna Oliveira e Leonardus Vergütz estiveram naquele país africano dentro do Programa trilateral ProSAVANA, que envolve Moçambique, Japão e Brasil. O ProSAVANA  tem por missão melhorar a vida dos habitantes do Corredor de Nacala e visa, “por meio do desenvolvimento e modernização da agricultura, propiciar a criação de empregos e o aumento da produção e produtividade com diversificação da produção agrícola, de uma maneira sustentável e ambientalmente correta”.

Além dos cursos, os dois docentes participaram de reuniões para tratar da harmonização de métodos de análises de solo empregados em Moçambique. Os cursos aconteceram no escritório do IIAM localizado na cidade de Nampula e constituem uma das iniciativas de internacionalização do PPGSNP-UFV, bem como representam parte dos esforços do Programa e do Departamento de Solos da UFV em atividades de solidariedade com países africanos.

Teo_2 Teo1 Leo_1 Leo2