Projeto Terrantar do PPGSNP-UFV segue fazendo história no Programa Antártico Brasileiro

(26/11/2018)

O Projeto Terrantar do PPGSNP-UFV seguirá trilhando seu caminho de pesquisas e monitoramento climático dos solos gelados na Antártica. Recentemente foi divulgado o resultado prelininar da Chamada Pública CNPQ/MCTIC/CAPES/FNDCT Nº 21/2018 – PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro) e o Terrantar é um dos selecionados.

O Terrantar é um dos cinco Núcleos que compõem o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. A aprovação do projeto permitirá continuar por mais três anos o trabalho que vem sendo feito pela equipe da UFV, ampliando e automatizando os sistemas de monitoramento já em funcionamento.

A Rede Terrantar de estudos de Mudança climáticas em solos e permafrost na Antártica e nos Andes completa assim 20 anos seguidos de pesquisas da UFV no continente gelado. O projeto foi pioneiro em Minas e no Brasil nos estudos de mudanças climáticas em solos de regiões geladas, e conta hoje com 32 sítios de monitoramento espalhados pela Antartica e Andes, com longas séries temporais que revelam o estado do permafrost frente ao aquecimento global.

A coordenação do projeto está a cargos dos professores Carlos Schaefer e Márcio Francelino, que destacam a continuidade também de inúmeras parcerias nacionais e internacionais, e extensa publicação de ponta no tema. Egressos da UFV no Terrantar, em especial do PPGSNP, formam o maior grupo de doutores em ciências polares em atividade no Brasil, fortalecendo a Rede e atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa.

antart_2antart_4