Segurança em laboratório é tema de seminário online no PPGSNP-UFV

(23/04/2020)

Dando prosseguimento aos seminários especiais e online que o Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) da UFV tem organizado em conjunto com Representação Discente no Programa, na próxima terça-feira, dia 28/04, a partir das 15 h, teremos a palestra “Segurança em laboratório”, ministrada pelo técnico do DPS, João José de Miranda Milagres.

João José é Engenheiro Agronômo pela UFV (1992), graduado em Licenciatura Plena para Formação de Professor pela UTFPr (1997), com Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela UFV (2004) e Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente) pelo CENA-USP (2014). Atualmente é técnico de nível superior da UFV e membro do Nutree, atuando no Laboratório de Isótopos Estáveis do DPS. Tem experiência em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nas seguintes áreas: análise de solo, água, tecido vegetal e gases (CO2, N2, N2O, CH4), cromatografia de troca iônica e espectrometria de massas de razão isotópica.

O seminário irá abordar os seguintes aspectos:
– Equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC)
– Pictogramas de perigo e de precaução
– Ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ)
– Classes de incêndio e extintores adequados a cada classe
– Situações de emergência em laboratório
– Regras gerais para usuários do laboratório

Para participar do seminário:
Seminário Segurança em laboratório
Terça-feira, 28 de abril⋅- 15:00 h