Tese defendida em Double Degree: PPGSNP-UFV e Universidade de Wageningen (Holanda)

(06/02/2020)

No último dia 31 de janeiro, Heitor Mancini Teixeira defendeu sua tese de Doutorado na Universidade de Wageningen (WU, Holanda), em double degree com a Universidade Federal de Viçosa. Heitor Teixeira foi estudante do Programa de Solos e Nutrição de Plantas (PPSNP) e da Graduate School for Production Ecology and Resource Conservation (WU).

A tese, intitulada “Linking biodersity, ecosystem services and social actors to promote Agroecological transitions” faz parte do Programa Benefícios da natureza nas fronteiras agrícolas-florestais: conectando atores, estratégias, biodiversidade funcional e serviços ecossistêmicos (FOREFRONT).

O FOREFRONT é um programa internacional de pesquisa desenvolvido em parceria com a Universidade de Wageningen, aUFV, a Universidade Nacional Autônoma do Mexico e o Colégio da Fronteira Sul (México). No Brasil, a coordenação do projeto é da professora Irene Maria Cardoso, do PPGSNP-UFV.

A referida tese também compõe um acordo de co-tutela de dupla diplomação (Double-degree) firmado entre a UFV e a Universidade de Wageningen, a partir do convênio de cooperação internacional (Convênio 028/2016) entre as duas Instituições.

A tese contou com a orientação das professoras Marielos Peña Claros (WU) e Irene Maria Cardoso (PPGSNP-UFV), além da coorientação do professor Felix Bianchi (WU). Além da professora Irene Cardoso, também esteve presente na defesa, como membro da banca de avaliação da tese, o professor Raphael B. A. Fernandes (UFV), que é o Coordenador do PPGSNP.

O seminário e a defesa da tese foram transmitidas online e permanecem disponíveis na internet, podendo ser acessadas aqui.

Ainda, como parte do Programa FOREFRONT, está prevista para o  primeiro semestre de 2020, a defesa da tese,  também em regime de Double-degree de Lucas Carvalho Gomes, doutorando do PPGSNP-UFV e do Farming Systems Ecology (WU). Lucas Gomes é orientado pela professora Irene Cardoso e coorientado pelo professor Elpidio I. Fernandes Filho.

Nas fotos abaixo um momento da defesa de tese e o novo doutor (ao centro), ladeado por suas suas orientadoras, além dos membros da banca.

wu defesawu banca