V Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (Edição 2019)

(02/06/2019)

Entre os dias 14 a 17 de maio de 2019 foi realizado no Campus da Universidade Federal de Viçosa o V Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (SMCS). Com o tema “Agroecologia e a compreensão do solo como fonte e base da vida”, o evento contou com palestras, mesas redondas, depoimentos de agricultores, místicas, apresentações de trabalhos científicos orais e em pôster, minicursos, viagens técnicas, além de uma programação cultural.

A preocupação com a sustentabilidade foi uma marca do evento. A bolsa confeccionada com antigos pôsteres, o caderninho colado a muitas mãos, o barbante picotado, tudo foi montado em mutirão e preparado com carinho pelos organizadores.

O evento é uma inciativa que começou em 2010 dos pós-graduandos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP) e do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa. O propósito é constituir um fórum com periodicidade regular para a análise e reflexão do conhecimento atual e de suas aplicações e das demandas futuras da sociedade no âmbito da Ciência do Solo.

Nessa quinta edição o SMCS teve como objetivo oferecer ao público uma abordagem multidisciplinar de diferentes áreas da Ciência do Solo com ênfase na Agroecologia como ferramenta para se buscar garantir a segurança alimentar e a qualidade ambiental. A Agroecologia surge como uma ciência que auxilia na compreensão dos impactos da sociedade atual sobre o planeta e sua relação com o solo foi o elemento central das discussões.

Para saber um pouco do que aconteceu no V SMCS, visite: https://www.facebook.com/SMCS2019/

smcs_1 smcs_3 smcs_4